Escritor Jorge Caldeira realiza palestra no Graciosa Country Club

Escritor Jorge Caldeira realiza palestra no Graciosa Country Club

362
0
COMPARTILHAR
Marcela Peixoto, jc, Liana Leão Diretora Cultural - Lucas Lopes

Historiador palestrou e respondeu a perguntas durante evento

O Graciosa Country Club, em parceria com o UniBrasil Centro Universitário, o Solar do Rosário, e o escritório Casillo Advogados, recebeu o escritor, considerado um dos maiores estudiosos sobre a história da economia brasileira, Jorge Caldeira, na noite da última quinta-feira, 22 de março.

Jorge Caldeira lançou o seu último livro “História da riqueza do Brasil: cinco séculos de pessoas, costumes e governos”, autografou exemplares, palestrou e depois respondeu às perguntas do público. Quem estava presente ainda assistiu a vídeos sobre a carreira do escritor e um depoimento do ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, que assina a orelha do livro.

RUY DEMETERCO, ANA DEMETERCO – – Lucas Lopes

O escritor, durante 40 minutos, explicou porque e como preparou  a obra: “Eu escrevi este livro para mostrar o todo do Brasil e para nós enxergarmos as nossas virtudes e os nossos defeitos. Colocar na balança: o que são os cinco séculos de virtudes e defeitos do Brasil em relação à riqueza? Dos 518 anos, 400 são bons anos. Quatro séculos em que a economia brasileira ficou acima da média da produtividade mundial e foi considerada uma boa economia. 400 anos construídos dentro do Brasil com o esforço dos brasileiros e, portanto, uma nação com potencial. Os outros 118 anos não foram bons. Deles, 70 no Império e outros 50 anos de 1970 até os dias de hoje. E isto por quê? Por não enxergar o que está acontecendo no mundo e insistirmos em coisas que deram certo antes, mas que agora podem não funcionar”.

Para a educadora do UniBrasil Centro Universitário, Wanda Camargo, “Jorge Caldeira é hoje um dos melhores representantes daqueles estudiosos capazes de análises objetivas e independentes sobre a situação brasileira, isentas das paixões políticas, profundamente bem embasadas” diz.

O convidado

Jorge Caldeira é escritor, doutor em ciência política e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi editor da “Ilustrada” e da “Revista da Folha” (suplementos do Jornal Folha de São Paulo), editor de economia da revista IstoÉ, editor-executivo da revista Exame, editor da Revista Bravo!, consultor do Projeto Brasil 500 Anos da Rede Globo. É autor de, entre outros livros, Mauá: empresário do Império, O banqueiro do sertão e Júlio Mesquita e seu tempo.

Fotos: Lucas Lopes

Fonte: Julia Nascimento

DEIXE UMA RESPOSTA