Musicalizar conteúdo estimula a aprendizagem, a criatividade e a socialização

Musicalizar conteúdo estimula a aprendizagem, a criatividade e a socialização

105
0
COMPARTILHAR

Técnica é utilizada nas aulas do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF)

Issan Outeiral é professor de História do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF). Ele tem conquistado uma legião de fãs com a técnica que utiliza para ensinar. É que Issan musicaliza o conteúdo repassado a seus alunos. Seu último sucesso foi a paródia da música O nome dela é Jennifer para abordar o Iluminismo. A metodologia também é usada por vários educadores de diferentes disciplinas da escola para fixar a matéria e já tem apresentado bons resultados.

“Acredito que para que haja um aprendizado efetivo precisamos entrar no mundo do aluno, então, porque não aproveitar as músicas que estão fazendo sucesso para estudar História? Assim começou esse projeto que desenvolvo há bastante tempo. Tenho um repertório com umas dez músicas, incluindo paródias de DespacitoHey, Soul Sister e outras, que apresentam o conteúdo programático do 8º ano. Percebo que nessas aulas o engajamento dos alunos se intensifica a cada apresentação e isso tem me impulsionado a compor mais e mais. Tenho a intenção de gravar um CD para ter o registro das obras”, conta.

Estudos mostram que a musicalização tende a integrar as pessoas. Isso porque quando alguém canta acaba se envolvendo com a interpretação do som e, como está em grupo, sente-se integrada, adquirindo consciência de que os colegas de turma são importantes, fato importante para o convívio social. Do ponto de vista pedagógico, a musicalização desenvolve o senso estético, a criatividade, a coordenação motora e a lógica, entre outros.

Diversos educadores já consideram há tempos a música como um recurso pedagógico facilitador do ensino-aprendizagem do aluno, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Cada vez mais profissionais da área da Educação têm inserido a música como ferramenta pedagógica em sala de aula. Além de ser usada como recurso pedagógico, a música é um instrumento lúdico e diferenciado, pois “tira” por alguns momentos o aluno da rotina. É uma ferramenta que colabora para a formação integral da criança.

A música está em todo e qualquer lugar e, por isso, vem ocupando cada vez mais espaços no cenário social e no cotidiano escolar de muitas crianças e jovens.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

FonteTaís Hirschmann

DEIXE UMA RESPOSTA