Após cinco anos, Coletivo de Pequenos Conteúdos faz nova edição com atrações...

Após cinco anos, Coletivo de Pequenos Conteúdos faz nova edição com atrações de cinco estados e do DF

34
0
COMPARTILHAR
A cantora Glória Bonfim - Foto Silvana Marques

Espetáculos serão apresentados no Teatro Novelas Curitibanas e no TUC entre os dias 21 de maio e 2 de junho.

Diversas atrações estão confirmadas para a próxima edição do Coletivo de Pequenos Conteúdos na última semana de maio em Curitiba. O evento reunirá espetáculos teatrais, performances, exposição e um show de abertura da cantora baiana Gloria Bomfim e da curitibana Janine Mathias, no dia 21 de maio, na Sociedade 13 de maio. Os ingressos para o show estão à venda pela internet. A entrada nos espetáculos é gratuita. O evento vai até o dia 2 de junho.

Além do Paraná, estão representados na programação os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, além do Distrito Federal. Para o coordenador geral da mostra, Thiago Inácio e o produtor executivo Erick Herculano, que também foram os curadores dessa edição, os trabalhos trazem questões do nosso tempo e apresentam uma diversidade de linguagens. Nessa edição houve uma valorização principalmente da arte feita por mulheres e por negros.

Espetáculo Negro_não_nego – Foto – Dânatha Siqueira

O evento tem o incentivo da Celepar através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Programação

Dois teatros abrigam a mostra. O Teatro Novelas Curitibanas receberá cinco espetáculos convidados. Todos solos femininos, quase todos de outros estados. A exceção é “Para Não Morrer”, monólogo da curitibana Nena Inoue que venceu esse ano o Prêmio Shell de melhor atriz.

O Novelas também receberá “Mata-me de prazer”, espetáculo da artista Carolina Bianchi, de São Paulo; “MPB: Peça manifesto em três estrofes e um refrão”, da mineira Marina Viana; “Rosas Negras”, da baiana Fabíola Nansurê; e “Liberdade Assistida”, de Marta Carvalho, do Distrito Federal. Compõem a programação uma performance de Bia Figueiredo e uma exposição do artista Max Carlesso.

No TUC (Teatro Universitário de Curitiba) serão apresentadas oito cenas selecionadas através de uma convocatória. São todos trabalhos de Curitiba com até trinta minutos de duração.

O público verá “América”, de Francisco Mallmann; “Cadela” de Moira Albuquerque; “Contos de Terror”, que reúne dezenas de bailarinos da FB Dance Company; “Darlene Lepetit + Bababitts: Arrancando seu couro”; “Os palhaços”, da Cia. Teatral Baba de Anjo; “Pré-santa ou canonização”, de Helen Kaliski; e “rádiO atalaiA”, das Filhas da Fruta.

O TUC recebe ainda a exibição do filme “Excluídas”, gravado em Curitiba esse ano com artistas do vogue, estilo de dança popularizado por homossexuais negros norte-americanos.

A Festa Oficial dessa edição será “Um Baile Bom”, no dia 25 de maio, na Sociedade 13 de Maio.

Espetáculo Rosas Negras – Crédito Adeloyá Magnoni

O evento

A mostra é produzida pela Companhia Transitória há 10 anos em Curitiba. Desde 2009, ano da primeira edição, dezenas de trabalhos foram apresentados em outras seis edições, a última em 2014. O espaço é uma ótima oportunidade para artistas apresentarem mostras de processos, trabalhos de repertório ou criarem algo específico para o formato.

A Transitória vem ganhando destaque no cenário nacional com espetáculos e eventos com foco na temática negra. A peça “Macumba” esteve na Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba em 2018 e ainda circula pelo Brasil. E em 2019 deve anunciar a data de estreia do seu novo espetáculo, “Empreteça”, selecionado no edital de produção do Teatro Novelas Curitibanas.

SERVIÇO

Coletivo de Pequenos Conteúdos

De 21 de maio a 2 de junho

Teatro Novelas Curitibanas

Teatro Universitário de Curitiba

Noite de abertura, 21 de maio na Sociedade Treze de Maio, com shows de Gloria Bomfim e Janine Mathias, além do DJ Thiago Mello.

Ingressos: http://bit.ly/GloriaBomfimAberturaCPC

Programação completa: https://companhiatransitoria.wordpress.com/

DEIXE UMA RESPOSTA