LANÇAMENTO: POLÍCIA FEDERAL

LANÇAMENTO: POLÍCIA FEDERAL

1351
SHARE

Como a PF se transformou numa das instituições mais respeitadas do país e as disputas por seu controle

Como uma instituição associada a todo tipo de crimes no passado recente – e com sangue da tortura em seus porões – transforma-se em referência no combate à corrupção? A partir de entrevistas com os personagens que reescreveram a história da Polícia Federal e de uma farta documentação inédita, o jornalista Anderson Sanchez narra em detalhes o mais radical e exitoso processo de mudança num órgão público.

Anderson Sanchez – Foto divulgacao

Esta história nunca havia sido contada. Além de nomes determinantes na reestruturação da instituição, entre eles Paulo Lacerda, Zulmar Pimentel, Getúlio Bezerra, José Francisco Mallmann e Reinaldo Almeida, que comandaram ou dirigiram setores estratégicos da Federal, o autor entrevistou dezenas de agentes, escrivães, peritos e até mesmo ministros.

O livro traz os bastidores das grandes investigações, a partir do caso PC Farias, nos anos 1990, que resultou na renúncia do então presidente Fernando Collor, até os dias de hoje, com a Operação Lava Jato. Mas detalha também os tropeços da PF e seu passado associado à ditadura. Tudo com uma rara riqueza de detalhes e narrado de maneira ágil e direta, levando o leitor ao epicentro dos fatos.

Polícia Federal” mostra que o Estado pode ser bom gestor e a população, contar com uma polícia independente, que investiga e prende inclusive quem está dentro de sua estrutura. Uma instituição que passou a ter em sua mira ex-presidentes, governadores, grandes empresários, magnatas do mercado ­ financeiro, ma­fiosos e tra­ficantes internacionais. Mas, que ainda assim, não está imune a interferências e pressões que podem botar seu futuro em risco.

Justamente por essa razão, é uma leitura essencial para entender por que o controle da Federal se tornou chave no centro do poder, capaz de abater políticos de prestígio. É um livro que atende a um público variado, que inclui não só o cidadão comum, interessado em conhecer a estruturação e o funcionamento de uma polícia temida e reconhecida internacionalmente, mas também policiais de todas as corporações, advogados, jornalistas e aqueles que pesquisam e trabalham com segurança pública.

FICHA TÉCNICA:

Título: Polícia Federal – Como a PF se transformou numa das instituições mais respeitadas do país e as disputas por seu controle

Autor: Anderson Sanchez

Editora: Máquina de Livros

Preço: R$ 44,90 (impresso) e R$ 27,90 (e-book)

Páginas: 212

FALE COM OS EDITORES:

Bruno Thys

bthys@maquinadelivros.com.br

Tel/WhatsApp (21) 98893-2822

Luiz André Alzer

alzer@maquinadelivros.com.br

Tel/Whatsapp (21) 99997-6103

Fonte: Passarim Comunicação

LEAVE A REPLY