AMIGOS NA PRAÇA ENTRA NA ERA VIRTUAL – Projeto estreia dia 15/01...

AMIGOS NA PRAÇA ENTRA NA ERA VIRTUAL – Projeto estreia dia 15/01 no Youtube com contação de histórias, oficinas de arte e Sebinho

115
SHARE

Projeto estreia dia 15/01 no Youtube com contação de histórias, oficinas de arte e Sebinho

https://www.youtube.com/channel/UCgF4gGtcMVYS9yiiyig30uQ

“Era uma vez uma pracinha que era cercada de crianças e atividades por todos os lados.  E aí veio a pandemia e ela ficou sem vida.  Foi ficando triste, triste, até que decidiu mudar de vida.  E levou sua alegria para a internet.”  Essa poderia ser a história do projeto Amigos na Praça, que começou em 2004 com o nome de Sebinho nas Canelas, na Praça Pio XI.  De lá para cá, o evento se transformou em um projeto de ocupação de praças públicas, com arte e contação de histórias, sem perder o foco na troca-troca de livros infantis. Depois de circular por praças e arenas culturais do Rio de Janeiro, o projeto se adapta aos novos tempos e estreia dia 15 de janeiro, a partir das 16h, o programa Amigos na Praça Virtual, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc – Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A ideia é ser um canal direcionado a pais e mães, com programação cultural para entreter as crianças, especialmente nestas férias da pandemia.  “Sem dúvida, as crianças foram as mais prejudicadas durante a quarentena, pois perderam seu espaço de sociabilização. A proposta é levar a pracinha para o ambiente virtual, com atividades recreativas e brincadeiras, além de retomar a troca de livros”, explica a jornalista Chris Martins, idealizadora do projeto.

Ao todo serão três programas, com 15 minutos de duração cada, divididos entre Sebinho, Oficina de arte com o Gato Mia e Contação de história, que será apresentada pelo próprio autor. A atualização será semanal, às sextas, às 16h, no canal Amigos na Praça no YouTube.  Na estreia, dia 15, a arte-educadora Calu vai ensinar a fazer tinta natural, com legumes, café e tempero. A jovem arte-educadora desde pequena acompanha a mãe Andrea nas oficinas do Gato Mia no Sebinho, na praça Pio XI e hoje é quem comanda as oficinas.  Fechando o programa, a história do livro “Um Pirata muito só”, de Denise Crispun, contada pela dupla Beto Brown e Elisa Crispun, irmão e filha da autora, que não pode estar presente.

Já o Sebinho vai abrir espaço para crianças, de 3 a 10 anos, fazerem o troca-troca. Para participar, basta gravar um vídeo com o nome e idade, mostrando e comentando o livro que deseja trocar. O vídeo – enviado pelos pais pelas redes sociais do Amigos na Praça (Instagram e Facebook) ou por e-mail amigosnapraca20@gmail.com –, será incluído na playlist Sebinho do Canal, no Youtube e a partir daí, vai começar a negociação. Quem se interessar por algum livro da playst deixa um comentário no post dizendo “eu quero”, que a equipe do Amigos na Praça fará a mediação da troca e a entrega.

– Vai ser um desafio levar o Sebinho para o ambiente virtual, mas vai ser bom continuar estimulando as crianças a lerem e praticarem o desapego – aposta Chris.

No segundo programa, dia 22 de janeiro, sexta-feira, a garotada vai se divertir com as aventuras de um cão curioso em “Procura-se Hugo”, contado pela autora Diléa Frate, que idealizou o programa infantil TV Piá. E na oficina, massinha caseira. “Esta receita é da massa precursora da slime”,  afirma Calu. Na última sexta-feira de janeiro, dia 29, para fechar o projeto, a vibe será carnavalesca, com oficina de máscara de carnaval, além da apresentação da história “A Coitadinha”, com a escritora Angélica Lopes, que tem vários livros publicados, além de ser roteirista de programas como “A Escolinha do Professor Raimundo”.

O começo de tudo

O projeto Amigos na Praça tem lugar no coração dos moradores do Jardim Botânico e de cariocas em geral. Quando ainda não se falava de influenciadores digitais, o site Amigas da Pracinha ocupou lugar de destaque na internet, com dicas de serviços e programação infantil para pais e mães, criado pelas jornalistas Angela Tostes, Christina Martins e Denise Moraes.  Animadas com o universo infantil, Angela e Christina idealizaram o Sebinho nas Canelas com troca de livros infantis e atividades recreativas, que ocupou a Praça Pio XI bimestralmente, por dez anos. As manhãs de sábado passaram a ser o dia das famílias se reunirem para ouvir histórias e participar de oficinas lúdicas e sustentáveis, como horta caseira, brinquedo de sucata, massinha, costura, música, além de contação de histórias.

A partir de 2014, Chris seguiu sozinha com o projeto, com o nome atual, para outras praças do Rio de Janeiro. Com o incentivo da Lei do ISS, o evento teve edições também no Jardim Botânico, Barra e Leblon, além das arenas culturais de Campo Grande, Bangu e Realengo, entre outras. A produtora cultural também é responsável pelo Bloco da Pracinha, principal agremiação infantil do carnaval carioca, que em 2021 completa 15 anos de atividade. Apostando em um repertório totalmente infantil, apresentado pela cantora e educadora musical Barbara Lau, o evento concentra, mas não sai no sábado anterior ao carnaval, na mesma praça, a Pio XI e este ano também terá uma versão digital.

SERVIÇO: AMIGOS NA PRAÇA VIRTUAL

Local: Canal do Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCgF4gGtcMVYS9yiiyig30uQ

Exibição: dias 15/01, 22/01 e 29/01 – a partir das 16h

Para mais informações, basta seguir o Amigos na Praça nas redes sociais do Facebook e Instagram.

LEAVE A REPLY