Bohemia saúda tradições do Carnaval no Circuito MAR

Bohemia saúda tradições do Carnaval no Circuito MAR

133
SHARE

Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, Filhos de Gandhy, afoxé com mais de 70 anos de história, e Gerônimo, um dos precursores do Axé Music, desfilaram pelo circuito virtual

Com o cancelamento do Carnaval de rua por conta da pandemia de Covid-19, a Casa Mar, um projeto da MAP Brasil em parceria com a Bohemia Puro Malte, primeira cerveja brasileira e guardiã das tradições do país, preparou o Circuito MAR. O projeto reuniu no último sábado (13) e domingo (14) nomes tradicionais da festa de Salvador: Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil; Filhos de Gandhy, afoxé com mais de 70 anos de história, e Gerônimo, um dos precursores do Axé Music.

A Casa Mar é um espaço de pluralidade, conexão, protagonismo negro e LGBTQI+ que chega a Salvador, a partir deste mês de fevereiro, e traz o conceito de hub de cultura, influência e tecnologias criativas para um casarão que fica localizado no tradicional Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho. O Circuito MAR, que marcou o lançamento do projeto, contou com apresentação de Val Benvindo, direção de Mariana Jaspe e Dan Ferreira.

Pela primeira vez em 46 carnavais, o bloco afro Ilê Aiyê não realiza a sua tradicional saída do Curuzu no sábado de Carnaval. O evento é um dos principais momentos da festa em Salvador e reúne personalidades para assistir ao ritual que acontece em frente ao Terreiro Ilê Axé Jitolu. Para que a celebração não passasse em branco em 2021, a Casa Ma convidou o bloco para fazer o seu desfile no Circuito MAR no último sábado (14). A apresentação contou com a participação da BATEKOO, movimento cultural de afirmação da negritude através da música, da dança e da moda. Veja como foi: https://youtu.be/BzD1jZVGXQI .

No domingo de Carnaval, todos os caminhos levariam para o Pelourinho para a tradicional saída dos Filhos de Gandhy, que nos últimos 70 anos só não aconteceu em 1974 e em 1975. Eles também não poderiam ficar de fora do Carnaval das lives e fizeram sua apresentação no último domingo (15) no CIrcuito MAR. O tapete branco passou e emanou sua energia de paz com cânticos de Candomblé e canções consagradas da MPB. Veja como foi: https://youtu.be/nMDlHEWpP7Q .

Ainda no domingo (15), foi a fez de Gerônimo fazer o seu desfile virtual pelo Circuito MAR. O cantor apresentou os seus sucessos de mais de 40 anos de carreira, sempre junto com o Carnaval. “Lambada da Delícia”, “Eu Sou Negão” e “Abracei o Mar” foram algumas das canções que fizeram parte da transmissão. O cantor e compositor recebe a cantora Nara Couto, uma das principais representantes da nova cena da música negra da Bahia. Veja como foi: https://youtu.be/nvDXnW6NgFY .

Carnaval das lives Bohemia
Na terça (16), quem encerra a programação de lives do Carnaval da Bohemia é o Olodum. O show promete relembrar a trajetória dos 41 anos do bloco afro, que conta com canções inesquecíveis como Faraó, Avisa lá, Rosa, Deusa do Amor, Protesto Olodum e muitas outras. A live será exibida pelo canal do YouTube/Olodum TV a partir das 19h. As ações fazem parte das iniciativas da Ambev para o Carnaval deste ano. Para entreter os consumidores dentro de casa, a companhia preparou várias horas de diversão e folia.

Fonte: LK COMUNICAÇÃO

LEAVE A REPLY