Tecnologia no setor de construção civil promove agilidade e inovação nos processos

Tecnologia no setor de construção civil promove agilidade e inovação nos processos

394
SHARE

Construtora Lyx investe em soluções tecnológicas e cria setor de inovação para auxiliar no desenvolvimento

Softwares das mais diversas áreas, gerenciamento de dados e tecnologias que maximizam a produtividade são parte da nova geração da indústria, que somadas ao conceito de smart manufacturing compõem o movimento da indústria 4.0. O relatório “Industry 4.0 – Global Market Trajectory & Analytics”, da Global Industry Analysts Inc. (GIA), divulgado em julho de 2021, prevê que o mercado global da Indústria 4.0 movimente um patrimônio correspondente a US$ 219,8 bilhões até 2026. Acompanhando essa realidade, a construtora paranaense LYX Engenharia, referência no programa Casa Verde e Amarela, vem ampliando o investimento em tecnologia, adotando novos recursos para trazer ainda mais eficiência ao processo de construção.

Há mais de 10 anos atuando no setor da construção civil, a construtora está trabalhando para se transformar em uma das referências em tecnologia e inovação no ramo. “Mais agilidade, redução de custos e resíduos, economia de tempo e mais precisão em todos os processos são os principais objetivos da aplicação de tecnologia no setor”, explica Paulo Antônio Kucher, vice-presidente comercial da LYX Engenharia.

Kucher conta que a tendência já era observada pela empresa e no último ano criou um plano estratégico para acelerar o processo de inovação. Desde recursos de realidade virtual para visitação a tecnologias para aprimorar a gestão de obras, a LYX tem investido no avanço da construtora no cenário 4.0.

Iniciativas

Só no último ano, a construtora destinou mais de R$1,5 milhão para investimento em tecnologia e inovação. “No primeiro semestre de 2021 foi criado um setor de inovação que vem desenvolvendo estratégias para a evolução das operações”, conta Kucher. Ele afirma que, além disso, foi criada uma categoria no site voltada à inovação. O LYX Labs trata de conteúdos relacionados às iniciativas da empresa.

“A LYX Engenharia nunca poupou investimentos em softwares, estudos e quaisquer outros recursos voltados à tecnologia. Isso vem resultando na expansão da atuação no mercado e maior precisão das atividades”.

Em 2018 a construtora adotou uma tecnologia de realidade virtual direcionada ao público. Com a pandemia, o recurso foi aprimorado para permitir “visitas à distância”, proporcionando uma experiência tanto ao desenvolvimento projetual como à interação com o cliente final, entre outras infinitas possibilidades.

Desde janeiro de 2017, a LYX também aderiu ao uso do aplicativo Mobuss Construção para aprimorar a agilidade e precisão dos processos auditados. O sistema auxilia no gerenciamento das obras de forma digital, pois permite o registro de todos os apontamentos da vistoria direto dos canteiros de obra, inclusive em modo offline.

Tiago Campestrini, head de inovação da LYX, e a equipe de inovação, hoje com 5 profissionais, já possuem um roadmap de inovação para todos os setores da empresa, e veem a LYX como líder nacional de inovação na construção dentro de um período de 3 anos.

Campestrini conta que a previsão é que o investimento em tecnologia receba um aumento de 300% nos próximos 3 anos.

Fonte: Marielle Blaskievicz

LEAVE A REPLY